Dia de Nossa Senhora das Candeias

Esta terça-feira, dia 2 de Fevereiro, soleniza o dia de Nossa Senhora das Candeias, uma das mais distintas e brilhantes festas cristãs, celebrada em várias localidades de Portugal, onde foi instituída a partir do século XIII.


No entanto, as suas origens remontam a tempos bem antigos, aos primórdios do cristianismo. Começou por ser uma festa mariana, com o nome de Nossa Senhora da Purificação (pelo rito judaico da purificação das mães, evocado no Evangelho) e Nossa Senhora das Candeias (pela procissão de velas em que se cantava Jesus como Luz das Nações, segundo as palavras de Simeão).

O papa Gelásio (492-496) resolveu instituir um solene cortejo nocturno em homenagem a Maria Santíssima, convidando o povo a comparecer com círios e velas acesas e cantar hinos em louvor de Nossa Senhora, mas com a reforma litúrgica do Vaticano II, passou a ser uma Festa do Senhor: a Apresentação de Jesus no Templo de Jerusalém. Esta alteração assenta no preceito da lei dada a Moisés, em que todo o filho varão deveria ser apresentado no Templo, quarenta dias após o seu nascimento.

Nossa Senhora, acolhendo esta determinação, apresentou-se com o Menino Jesus no recinto sagrado dos judeus. No dia 2 de Fevereiro, precisamente quarenta dias depois do nascimento de Jesus, os cristãos celebravam a purificação de Maria.

Diz ainda a tradição popular, acerca deste dia que “se a Senhora estiver a rir (sol) está o Inverno para vir; se estiver a chorar (chuva) está o Inverno a acabar.”
Ora, neste dia, o sol raiou resplandecente no território nacional, acreditando na meteorologia e no divino, fazendo jus a esta fervorosa e espiritual tradição religiosa, ainda nos espera uns dias de temporal e um rigoroso inverno, todavia, com a Candeia providente de Nossa Senhora, a certeza da sua protecção maternal, seguiremos confiantes com a sua luz guia...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os tons do outono!

Um Verão na aldeia da serra do Açor!

No alto do Açor!