Férias de Verão na aldeia!

Dia da Natividade de Nossa Senhora

Hoje é comemorado o dia em que Deus começa a pôr em prática o Seu plano eterno, construindo a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la, que é Maria, assente em sete colunas, que são os dons do Espírito Santo. Segundo uma antiga tradição os pais de Maria, Joaquim e Ana, não podiam ter filhos, até que em meio às lágrimas, penitências e orações, alcançaram esta graça de Deus.
Maria nasce, para ser a Mãe de Deus, por isso comemoramos o dia de sua vinda para este mundo, e não somente o nascimento para o Céu, como é feito com os outros santos; como Aurora que precedeu o Sol da Justiça e o Redentor da Humanidade. Nossa Senhora, rogai por nós!

Vistoriada a fadiga de mais um ano de cidade, partimos para os recônditos lugares do interior, até ao relevo íngreme do centro do território para povoar uma aldeia oculta na fortaleza da montanha…

Abastecidos de suficiente bagagem, abalamos no extasio do Verão, confiando sobre o altar de Fátima a gratidão pela vida, submissos à alvura mariana...
Escalamos a serra, deslindando as miragens por detrás dos outeiros; até que, lá no alto, observamos, no final da estrada, o pequeno casario...

Descemos a pique até à fundura das fragas, vivemos os costumes da povoação, percorremos os carreiros, falamos com as gentes, festejamos os santos padroeiros…
Habitamos o monte, esquecidos do tempo, afeiçoados à natureza, enternecidos pela água a chapinhar no minguo riacho, enquanto o sino vai anunciando as horas e o vento campestre ressoa nos desfiladeiros…

Até que no ressurgimento doutro alvorecer enfrentamos o esmorecimento da despedida, aproveitamos o clarear dos vales para deixar a aldeia, aceitando o desalento do reaproximar do quotidiano…

Ficam na memória as gravuras das férias, íntimos momentos que Deus nos concedeu para atenuar o viver!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os tons do outono!

Um Verão na aldeia da serra do Açor!

No alto do Açor!