O espírito louva a ousadia!


É preciso estar atento, ver além do que imaginamos, ouvir mais que o surpreendente, predispostos ao sonho e a enfrentar o desconhecido, cientes da realidade, visando o bem do próximo e o nosso conforto espiritual!
Claro que existe sempre o acaso e a dúvida, mas também a inspiração divina que nos guia pela vida, o refúgio de Deus que nos valhe depois de ousar! 
Hoje foi um desses dias, o professar da fé do meu filho, qual fermento que pode levedar a sua personalidade, os dons do espírito santo que irão iluminar-lhe o horizonte!

Outro acaso, levou-me a conhecer a personalidade de Aristides Sousa Mendes, uma história notável sobre a humanidade. Muito para além da sua carreira diplomática, ao serviço da nação, maioritariamente ao revés das instruções convencionais, seguiu antes os ditames da justiça e caridade. 
Talvez pelo seu vivenciar, nos longínquos recantos do planeta, desde as exóticas paragens africanas do sul, passando pelas américas, duas vezes por terras de vera cruz, outra pelos estados mais desenvolvidos do norte, até ao pulsar das cidades mais cosmopolitas do velho continente.Todo este percurso, sempre na companhia da sua cada vez mais numerosa prole, desde logo a sua amada, pilar da sua verticalidade e coragem para enfrentar o destino, quer nos confrontos com a tutela, quer na regência do seu próprio lar. 
Nascido nos arrabaldes da Estrela, onde sempre voltava para regenerar da lonjura e das exigências do ofício, desde logo quis deambular pelo mundo e seguir aquela carreira, deixando a sua pegada e o seu caracter, muito para além da sua missão consular.
Foi este temperamento que desafiou Salazar, no limiar da tumultuosa guerra, quando a europa em ebulição empurrava a população, em especial os judeus, para a imparcialidade do sul,  ajudando a salvar cerca de 30000 vidas, atendendo a todos os refugiados que chegavam a Bordéus, concedendo-lhes vistos para atravessarem a fronteira em direção à salvação.
Em suma, esta é uma narrativa de coragem, dum herói que alienou o seu bem-estar pelo bem duma comunidade. Este foi um excerto duma dura realidade, num determinado contexto da história, uma vida cheia de amor e simplicidade, uma família feliz que também teve os dissabores próprios da mortalidade, mas que ficará para sempre guardado na memória, uma inspiração!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os tons do outono!

Um Verão na aldeia da serra do Açor!

No alto do Açor!