A figura paternal... Pai herói!

19 de Março, Dia de S. José - dia do Pai

Foi no ano de 1955 que Pio XII fixou o dia de "São José Operário, o trabalhador". Nos EUA tornou-se uma festa nacional, em 1972, quando o presidente americano, Richard Nixon, oficializou o Dia dos pais, atualmente festejada no 2º domingo de Agosto.

Na Europa varia a data de comemoração, em Portugal, Espanha e Itália, é celebrado no dia de São José, 19 de Março, catolicamente distinto, isto apesar da sua vertente mercantil.
Já lá vão onze anos em que este dia passou a fazer mais sentido para mim, como ser criador, num grito vital, irrompeu uma força colossal de gravidade à sublime existência humana…

Também eu o fora, estou em crer, apesar de terceiro filho, primeiro rapaz duma família humilde, mesmo que à quarenta anos o tempo fosse mais de luta pela sobrevivência e desdém físico, fruto do meu pai, também ele educado na precisão e persistência humana…

Já lá vão dois anos que eu passo este dia, privado da companhia do meu pai, depois de 40, em peregrinação terrena conjunta, período de tempo simbolicamente celebrado na religião, partilhando uma história de vida, nem sempre com a frontalidade ou declarado sentimento, mas sempre com um empreendedor exemplo, uma vontade de vida brutal, em cuidar da família, no encalço dum sentido de vida, que revelasse a importância do afeto…

Como é que na adversidade e na pobreza material, se consegue ser tão rico em humanidade e ideais, em torno duma pequena ambição, movendo montanhas, apenas ajudado pela fé providente de Cristo, que nos remedeia o espírito, e nos dá, em cada dia, o seu pão…? Apenas um herói, e isso foi obra de meu Pai!

Eu, com automóvel, outras habilitações, pretensiosas ou fastidiosas explicações sobre o mundo com que mimo os meus filhos, já não tenho a mesma combatividade pelo trabalho, os mesmos alicerces do sonho…, apenas me resta, neste conturbado quotidiano, o sol que vai chegando em abundância e a devoção que me foi incutida a Deus...

Neste imprevisível trajeto de vida, que todos tenham no apoio paternal, duma qualquer figura de proa, terrestre ou celestial, a presença amiga, a alegria e a confiança que nos transmite um Pai!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os tons do outono!

Um Verão na aldeia da serra do Açor!

No alto do Açor!