Dia da Mãe... mês de Maria!

Comemorou-se ontem, no dia 2 de Maio, envolto num intenso sentimento, o dia da Mãe.
Este, teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte americana perdeu sua mãe e entrou em profunda depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração alastrou-se por todos os Estados Unidos e, em 1914, onde esta data foi oficializada no dia 9 de Maio.

Se recuarmos no tempo, vemos uma alusão comemorativa, na mitologia grega, quando festejavam a entrada da primavera em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses; ou nutro registro, no início do século XVII, quando Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas, com as trabalhadoras a terem folga para ficar em casa com as progenitoras.
Em Portugal, o Dia das Mães é celebrado no primeiro domingo de Maio. Dia que se mostrou soalheiro, acariciado por uma suave brisa, no qual enaltecemos o papel fecundo e sublime da mulher, na missão inaudita duma força criadora, no seu papel maternal, carregado de afecto e protecção, afinal, benção presente em todas as nossas vidas… Maria é a mãe de todos os homens, exemplo vivo da dedicação requerida na nossa ascensão divina… Um beijo para a minha mãe: Maria, também ela do Céu… para a minha esposa, mãe abnegada, portadora desse grito de vitalidade, com a qual partilho essa felicidade suprema…

Hoje, é o dia 3 de Maio, dia de S. Filipe: nascido em Betsaida, discípulo de João Baptista e fiel seguidor de Cristo - e de S. Tiago: primo do Senhor, filho de Alfeu, que também seria bispo de Jerusalém; escreveu uma epístola; levando uma vida de grande mortificação e convertendo à fé muitos judeus.

Estamos assim a iniciar mais um mês de Maio, de Maria, do florido aroma primaveril que rejubila o coração, em que rezamos com Fátima pela harmonia da sociedasde e pela paz interior. Esperamos todos que a vinda do Papa Bento XVI venha abençoar Portugal, trazer mais graças para as nossas vidas... que o Benfica seja campeão, haja saúde e alegria!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os tons do outono!

Um Verão na aldeia da serra do Açor!

No alto do Açor!